seleta: pedofilia e conscientização; arte e privilégio

Posted on Posted in Sem categoria

Os melhores posts que li a respeito da discussão em torno da performance La Bête, do artista Wagner Schwartz, encenada no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. São cinco textos.

A polêmica girou em torno da falsa proposição de que a obra seria apologética à pedofilia e incluía a opinião de que crianças não devem ter qualquer contato com assuntos relacionados à sexualidade ou ao corpo. Propõe-se, assim, o tabu como meio de proteção. Por outro lado, os depoimentos de Sílvia Amélica de Araújo, Ariane Carmo, Paula Pripas e Dalvinha Brandão defendem a conscientização das crianças e pais e a construção de uma cultura não predatória.

Indo por uma outra via, Ricardo Terto analisa a distância entre o público em geral e a arte, que gera a possibilidade de distorções tamanhas como a que se procurou criar em relação a La Bête. O texto fala também de como a obra de arte pode abrir o indivíduo a outras formas de vivência, de como isso depende de uma certa generosidade e das idiossincrasias do receptor, e das várias dificuldades, no nosso contexto, de comunicar o valor do artístico.

Mais: compilei para a Maquiavel informações sobre o contexto da pedofilia no Brasil e sugestões de aperfeiçoamento no combate a este crime (“Vamos falar de pedofilia de verdade?“). Para a Cult, escrevi uma crítica de La Bête, analisando as suas potencialidades artísticas e aproximando-o de outras obras no campo da performance (“O bicho está nu: a polêmica La Bête no MAM“).

É impossível evitar que uma criança sofra algum tipo de abuso sexual ao longo da sua infância. Afinal, essa violência…

Publicado por Sílvia Amélia de Araújo em Sábado, 30 de setembro de 2017

Meus pais me ensinaram o que era sexo e abuso sexual eu era tão pequena que não lembro quantos anos tinha. Me ensinaram…

Publicado por Ariane Carmo em Quarta-feira, 4 de outubro de 2017

a gente chega em casa, tira roupa e almoça. Ou sobre nudez e outras themonias. Uma das minhas primeiras redações, num…

Publicado por Paula Pripas em Quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O moralismo cria o contexto perfeito para o abuso sexual de crianças. Não é a nudez. Não precisa de gente pelada para…

Publicado por Dalvinha Brandão em Quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Depois de um dia normal numa sexta-feira pré-sextou, estamos falando de poucos anos atrás, eu e três amigos esticamos na…

Publicado por Terto em Sábado, 30 de setembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *